Programa Angola Jovem

angola_jovem.jpg

O Programa Angola Jovem (PAJ) é um instrumento de materialização do Plano Executivo do Governo de Apoio à Juventude (PEGAJ), que tem como objectivo primordial a mobilização dos jovens visando a sua participação activa e permanente no processo de Reconstrução Nacional do País.

{mgmediabot2}path=images/video/angola_jovem.wmv|width=300|height=300{/mgmediabot2}

O PAJ é uma iniciativa de âmbito nacional cuja implementação será estendida de forma gradual e progressiva às diversas localidades do país, de harmonia com as características específicas de cada uma e de acordo com as condições que forem reunidas para o efeito.
Trata-se de um projecto dinâmico, estruturado para apoiar e dar corpo às propostas decorrentes da criatividade, inovação e espírito empreendedor dos jovens angolanos.

PRINCIPAIS VECTORES

  1. Dinamização de um amplo movimento de informação, e mobilização da juventude, para o processo de reconstrução nacional.
  2. Formação e integração sócio-profissional da juventude.
  3. Promoção de oportunidades de ensino, utilização e divulgação das novas tecnologias de informação.
  4. Promoção de uma ampla campanha de educação para a cidadania, defesa e promoção dos valores culturais.
  5. Incentivar o interesse dos jovens com formação superior, a trabalharem nas províncias (municípios e comunas).
  6. Dinamização de acções concretas que visem engajar a juventude na luta contra o VIH/SIDA, ITS e outras doenças endémicas.
  7. Desenvolvimento de acções objectivas que concorram para minimizar o fenómeno do analfabetismo no seio da juventude.
  8. Combate a delinquência juvenil.

CONSIDERAÇÕES

- O PAJ destina-se aos jovens dos 15 aos 30 anos de idade, em especial a jovem mulher, os estudantes, os desmobilizados do serviço militar, os jovens na rua (ambulantes, carregadores de mercadorias, lavadores de carros, trabalhadores de sexo), portadores de deficiência e os jovens do meio rural.

- O PAJ é de âmbito nacional, considerando-se por isso de grande importância a participação e afincado engajamento das autoridades provinciais.

- Na concretização dos vários projectos do PAJ e no âmbito do empreendedorismo juvenil, os Bancos Comerciais afiguram-se parceiros determinantes na concessão de créditos e micro-créditos.

- O PAJ é um programa dinâmico e inovador aberto à inclusão de projectos de incidência juvenil.
 

                                                          PATROCINADORES